Saúde em dia: o guia do check-up para as mulheres


Saúde em dia: o guia do check-up para as mulheresA prevenção é fundamental para quem quer manter a saúde em dia.  Check-up para as mulheres: Confira os exames essenciais para cada fase da sua vida.

A visita ao clínico geral e ginecologista – assim como a realização de alguns exames simples- são atitudes importantíssimas para quem quer cuidar da saúde. O check-up não apenas ajuda a prevenir doenças como garante a qualidade de vida da mulher.

Do início da vida sexual até os 20 anos

É importante que todas as mulheres procurem um ginecologista assim que iniciar o ciclo menstrual para garantir uma qualidade de vida e evitar problemas futuros. Nesta fase, é importante realizar o hemograma completo para verificar a dosagem do colesterol e triglicérides, e checar se há quadro de anemia ou deficiência de nutrientes.

LEIA TAMBÉM: “LIPOASPIRAÇÃO – MITOS E VERDADES”

Entre os exames ginecológicos, é essencial realizar o papanicolau, que diagnostica alguma infecção e doenças sexualmente transmissíveis, como o HPV, que pode provocar o câncer de colo do útero. O autoexame das mamas também deve ser feito em casa e no consultório.

Dos 20 aos 30 anos

Nesta fase, além dos exames prescritos aos 20, você deverá realizar outros, como o exame de TSH, que verifica o funcionamento da tireoide, e o eletrocardiograma, para identificar possíveis doenças do coração.

Dos 30 aos 40 anos

Agora, além dos exames que você já realizava, é preciso um cuidado especial com o sistema reprodutivo. Isso porque nesta fase aumenta a incidência de câncer de mama e de colo de útero. Você deverá realizar o ultrassom transvaginal e pélvico, que detectam miomas e outros tumores, além do cisto ovariano. O exame de mamografia também é indicado após os 35 anos.

Dos 40 aos 50 anos

Na sua listinha de check-up você deverá dar atenção à osteoporose, uma das doenças mais comuns nessa fase. Para detectá-la logo no início, seu médico solicitará a densitometria óssea. O exame deverá ser repetido anualmente por mulheres com algum grau de perda de massa óssea e a cada dois anos para aquelas com resultado normal.

Para as mulheres que iniciam o climatério – irregularidade menstrual que antecede à menopausa – o médico indicará testes de perfil hormonal. Também é importante fazer a mamografia anualmente, raio X do tórax e exame proctológico para investigar precocemente problemas relacionados ao câncer de intestino, especialmente nas pessoas com antecedentes familiares desta doença.

Acima dos 50 anos

Agora o coração e o controle glicêmico são prioridades. O ecocardiograma investigará problemas no bom funcionamento do coração. Além disso, as portadoras de diabetes devem ficar atentas ao controle de peso e contagem da glicemia – realizado, no mínimo, duas vezes ao ano.

(Fonte: Sadia)

Curta nossa página no Facebook:

www.facebook.com/drmarcelonascimento?fref=nf




entre em contato

Estamos no prédio do Hospital Life Center.

Av. do Contorno, 4747 - Sala 1305 - Serra
Belo Horizonte - MG - CEP: 30110-921
telefone: 31 3653-9910 - telegram: 31 99910-5524

Localização Life Center

na rede

ligue e marque sua consulta

telefone:
31 3653-9910
telegram:
31 99910-5524


Edeal Comunicação Digital