Saiba os cuidados para voltar aos treinos após uma cirurgia plástica


01174650_g

A recuperação após uma cirurgia plástica é sempre devagar e cheia de cuidados. As mulheres mais ativas sofrem para não forçar a barra quando o assunto é a prática de exercícios e, entre elas estão as corredoras. As principais regras são: não desobedeça seu médico e vá com calma!

O cirurgião plástico e corredor, Sidney Zanasi, explica que o tempo para retorno depende muito do procedimento o qual a paciente foi submetida. Nas cirurgias que envolvem mamas, abdome e lipoaspiração, em geral são utilizadas no pós-operatório malhas elásticas para comprimir e sustentar as áreas operadas. Isso é necessário nos primeiros 30 a 60 dias.

O atleta poderá utilizar esta malha por debaixo da sua roupa habitual de treino, porém haverá aumento de temperatura pela dupla camada de vestes, além disso, alguns movimentos poderão ser prejudicados.

Implantes de Mama
O implante precisa cicatrizar no local em que foi colocado. Os riscos de um retorno precoce são o hematoma (sangramento), seroma (acúmulo de líquido) e deslocamentos da prótese. Portanto, o ideal é retornar os treinos leves (caminhadas e trote) após cerca de 45 dias, com uso de sutiã cirúrgico que irá oferecer maior segurança à paciente pela diminuição da movimentação das próteses ao se exercitar. Outro artifício utilizado pelas pacientes é utilizar dois tops para dar maior firmeza na região do tronco.

A rotina normal com rodagem de longões, tiros, musculação e grandes alongamentos devem ser feitos somente após o terceiro mês pós-cirurgia. Sabe-se que após 90 dias a cicatrização dos tecidos já aconteceu quase totalmente.

A cirurgia em que os implantes são colocados sob o músculo (peitoral maior) requer uma atenção especial, pois além de ser mais dolorosa, necessita de maior tempo de repouso, pela tendência dos implantes se deslocarem mais facilmente devido à força do músculo. Nestes casos os exercícios leves se iniciam somente após 60 dias. Em geral, o acompanhamento médico é realizado até um ano de pós-operatório e a paciente retorna as atividades normais entre duas a três semanas.

Mamoplastia redutora
Nesta cirurgia, geralmente as cicatrizes são maiores do que nos implantes de mama (próteses) e necessitam de uma maior dedicação da paciente. Em geral, o retorno à caminhada se dá após um mês e as corridas leves após 45 dias.

Adominoplastia
Essa cirurgia também envolve cicatrizes extensas e maior dedicação do paciente no pós-operatório. Além disso, geralmente é feita uma sutura (plicatura) na parede abdominal que poderá dificultar o retorno dos movimentos que exigem essa musculatura envolvida. Em linhas gerais retorna-se a caminhada ao redor de um mês, trotes leves 45 dias e treinos normais em dois meses. Os exercícios que envolvem a musculatura abdominal somente após três meses.

Lipospiração
Pode-se realizar lipoaspiração de pequenas áreas como a região do mento até outras maiores englobando todo o abdome, por exemplo. Dependendo da área que foi operada é possível retornar as atividades mais cedo ou não. As incisões para a realização da cirurgia são pequenas (em torno de 0,5 cm), portanto o que irá definir o tempo de retorno para as atividades é a extensão do local lipoaspirado e o nível de dor. Em linhas gerais, lipoaspiração de pequenas áreas o tempo de retorno é de sete a dez dias, enquanto em áreas maiores 14 a 21.

Não arrisque
A médica oftalmologista, Patricia Caires, fez a cirurgia de mamoplastia e sentiu dificuldades para ficar parada. “Acabei correndo antes do previsto, mas não exagerei. Meu médico me conhece e sabia que iria fazer a São Silvestre que foi perto da época da cirurgia”. A corredora passou seis meses usando o sutiã de sustentação do pós-operatório junto com dois tops.

Porém Sidney não aconselha arriscar. “A realização da cirurgia requer um preparo, uma organização do atleta, não tem como estar inscrito em uma maratona, por exemplo, com planilha de treino de quatro meses, e ao mesmo tempo pleiteando uma cirurgia. O procedimento cirúrgico acontece em fases: pré-operatório, cirurgia e pós-operatório. Se deixar algum desses passos pode-se ter um resultado prejudicado, além da frustração com os objetivos nas pistas”, finaliza o médico.

 




entre em contato

Estamos no prédio do Hospital Life Center.

Av. do Contorno, 4747 - Sala 1305 - Serra
Belo Horizonte - MG - CEP: 30110-921
telefone: 31 3653-9910 - telegram: 31 99910-5524

Localização Life Center

na rede

ligue e marque sua consulta

telefone:
31 3653-9910
telegram:
31 99910-5524


Edeal Comunicação Digital