Calvície feminina: conheça suas causas e soluções


Saiba o que provoca esse tipo de queda de cabelo e fique por dentro dos tratamentos disponíveis para acabar com a chateação.

O que pode causar a calvície

Genética + fatores hormonais: algumas pessoas podem ser mais sensíveis à ação de hormônios que desencadeiam o processo de perda de cabelo. “Nas mulheres com esse tipo de predisposição, a calvície tende a se manifestar no final da adolescência ou perto da menopausa, períodos em que ocorrem oscilações hormonais”, explica o dermatologista Francisco Le Voci, coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Ovários policísticos e disfunções na tireoide: eles podem elevar a produção do hormônio testosterona, que enfraquece o folículo piloso (local onde nasce o cabelo). Este diminui de tamanho e, com o tempo, passa a produzir fios mais finos e curtos.

 Alisamentos à base de formol e chapinha em excesso: “Eles são procedimentos agressivos e, se os fios tendem a ser frágeis, podem cair com mais intensidade”, afirma Francisco Le Voci.

Alimentação desequilibrada: a falta de nutrientes como o ferro e a proteína, essenciais para a formação do cabelo, abre portas para que a calvície dê as caras.

Tratamentos

Laser: estudos demonstram que ele auxilia na estimulação do folículo. Contudo, a técnica é utilizada apenas como um reforço aos métodos tradicionais.

Transplante: indicado para casos avançados, quando já há uma careca na área afetada. Com ele é possível ter um resultado muito próximo do natural. O método mais apropriado é o FUT, também conhecido como strip harvesting.

Funciona assim: retira-se uma pequena faixa do couro cabeludo da região da nuca, onde não há testosterona. Em seguida, o cirurgião vai coletar as unidades de folículo piloso (a matriz do cabelo) e vai colocá-las na área afetada.

Em uma sessão, são transplantados mais de 7 mil fios. “Trabalhar fio a fio nos permite chegar muito próximo à versão natural do cabelo”, diz o cirurgião de restauração capilar Thiago Bianco, da Vinci Hair Clinic, em São Paulo.

Os fios transplantados cairão ao longo de três meses após a operação. Daí, o cabelo começa a crescer normalmente e o resultado final só será visível um ano depois do transplante.

 Fonte: Portal M de Mulher 

 

 




entre em contato

Estamos no prédio do Hospital Life Center.

Av. do Contorno, 4747 - Sala 1305 - Serra
Belo Horizonte - MG - CEP: 30110-921
telefone: 31 3653-9910 - telegram: 31 99910-5524

Localização Life Center

na rede

ligue e marque sua consulta

telefone:
31 3653-9910
telegram:
31 99910-5524


Edeal Comunicação Digital